top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

SISU 2021


DATA: 06/04/2021 - O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema do Ministério da Educação, onde instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos melhores classificados são selecionados de acordo com suas notas no Enem.


QUEM PODE SE INSCREVER?

Podem se inscrever apenas os estudantes que fizeram o ultimo Enem, e que tiveram nota na Redação maior que 0 (zero) e que não tenham participado como treineiros. O acesso ao sistema do Sisu agora é realizado com Login Único do Governo Federal, caso não tenha ou não lembre desse acesso, siga as instruções no link do Gov.br <https://sso.acesso.gov.br/login>.


QUAIS AS DATAS?

• Período de Inscrições - 06/04 (TER) a 09/04/21 (SEX)

Resultado da Chamada Regular - 13/04/21 (TER)

• Prazo para participar da Lista de Espera - 13/04 (TER) a 19/04/21 (SEG)

Matrícula da Chamada Regular - 14/04 (QUA) a 19/04/21 (SEG)

Convocação em Lista de Espera pelas instituições - a partir de 23/04/21 (SEX)


COMO FUNCIONA?

Os candidatos escolhem até 2 (duas) opções de curso (é permitido alterar suas opções durante as inscrições). As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e algumas instituições, como política de ações afirmativas, podem oferecer vagas reservadas, e outras, podem adotar um bônus para a nota dos candidatos.

Alguns cursos podem adotar critérios diferenciados como, Pesos Diferentes (Ex.: Um curso de Física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.), Média e Nota Mínimas (Ex.: Um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.), Nota de Corte (É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.)

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

Os Candidatos Selecionados em 1ª ou 2ª Opção só terão oportunidade de fazer sua matrícula neste momento, portanto, fiquem atento aos prazos! Lembrando que, se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar sua matrícula, os candidatos não poderão manifestar interesse em participar da lista de espera.

Os candidatos que desejam participar de Lista de Espera devem acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma. Podem participar aqueles que não foram selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição. Na lista de espera, é importante que os candidatos acompanhem, junto à instituição que oferece a vaga escolhida, as convocações para as matrículas.


ONDE CONSIGO MAIS INFORMAÇÕES?

Os dados acima foram extraídos do site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para maiores informações, sobre todo o processo acesse, o link ou clique na imagem acima: <https://sisu.mec.gov.br/>

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page