top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA HUMANIDADE



DATA: 16/04/2021 - Imagine que a História do Universo fosse toda reduzida a um único ano, sendo que no primeiro instante do dia 01 de janeiro teríamos o Big Bang, evento que deu origem a todo o Universo, toda a história da Humanidade, desde seu surgimento até os dias atuais, estaria concentrada apenas na última 1 hora e 30 minutos do dia 31 de dezembro. O que aconteceu nesta 1 hora e 30 minutos?

Relógio da História da Humanidade

HISTÓRIA EVOLUTIVA

A palavra humano refere-se aos membros do gênero Homo (Humanos, com 1 espécie), da família Hominidae (Hominídeos), que é a família dos grande primatas, a qual ainda inclui atualmente os gêneros, Pan (Chimpanzés, com 2 espécies), Gorilla (Gorilas, com 2 espécies) e Pongo (Orangotangos, com 3 espécies).

O humano moderno é um membro da espécie Homo sapiens (do latim, homem sábio), sendo sua única subespécie sobrevivente, o Homo sapiens sapiens. Hoje sabemos que os seres vivos mais próximos dos humanos são os chimpanzés, porém é errado dizer que os humanos evoluíram dos macacos, o que temos na verdade, é que os seres humanos modernos compartilham com os chimpanzés, e demais primatas, um mesmo ancestral comum. Os cientista, por meio de estudos genéticos, calculam que há 5 e 7 milhões de anos atrás, os gêneros Homo (humanos) e Pan (chimpanzés) se separam na árvore evolutiva da vida.

Árvore Evolutiva dos Primatas

Nesta época, haviam diversas espécies do gênero Homo e que agora sabemos estarem extintas, tínhamos na Ásia, o Homo erectus, na Europa, o Homo neanderthalensis. O Homo sapiens arcaico evoluiu há 400 mil anos aproximadamente, neste período, acredita-se que a espécie tenha convivido, em sua evolução, com cerca de outras 8 (oito) espécies de humanos.

Os estudos da evolução humana apresentam duas versões de origem para o Humano Moderno, temos a Hipótese da Origem Única, onde o Homo sapiens teria surgido na África, localização dos registros fósseis mais antigos já encontrados (que datam de cerca de 200 mil anos atrás) e que depois migrou do continente substituindo o Homo erectus na Ásia e o Homo neanderthalensis na Europa. Mas há também a Hipótese Multirregional, que diz que o Homo sapiens evoluiu de forma separa em diversas partes do mundo.

Rotas das Primeiras Migrações Humanas

DIFERENÇAS ENTRE OS DEMAIS PRIMATAS

Diversas alterações morfológicas, desenvolvimentistas, fisiológicas e comportamentais, separaram os seres humanos dos outros grandes primatas em sua história evolutiva. A primeira delas, seria o Bipedalismo, ou seja a capacidade de andar sobre duas patas, a locomoção bípede, e todas as outras alterações necessárias para isso, redução da força dos membros superiores, pernas mais longas em relação aos braços, alterações nos membros inferiores (formatos dos dedão e dos pés, articulação de tornozelos e joelhos) e formato da coluna vertebral.

Evolução do Bipedalismo

Processo de Encefalização, ou seja, desenvolvimento de um cérebro muito maior (cerca de duas a três vezes maior que de um chimpanzé ou gorila). Evolutivamente, um cérebro maior não representa uma vantagem imediata, visto que o órgão gasta muita energia, o que leva uma necessidade de alimentos ricos em calorias, que são difíceis de conseguir. Porém um cérebro maior sugere alterações sociais e comportamentais, como empatia, capacidade de adaptação, aumento no tamanho dos grupos sociais, aquisição de linguagem, capacidade de resolução de problemas, características que são garantia de sobrevivência.

Comparação de Cérebros de Primatas

A Oposição Ulnar, a capacidade de unir a ponta do dedo polegar e com a ponta do dedo mindinho da mesma mão, habilidade exclusiva do gênero Homo, nos demais primatas, o polegar é mais curto e incapaz de tocar o dedo mínimo, esta característica traz mais força a mão, além de aumentar sua precisão, o que possibilitou o desenvolvimento de ferramentas mais complexas.

Comparação entre Mãos: Chimpanzé X Humano

O Dimorfismo Sexual, que é diferenciação física entre os indivíduos masculinos e feminismos de uma mesma espécie, nos seres humanos esta diferença física é reduzida se comparada entre os demais hominídeos. Outro diferença, é a ovulação oculta, as fêmeas dos demais primatas tem alterações físicas externas que tornam visível estarem em período fértil, o que não ocorre com as fêmeas da espécie humana, que também diferentes das demais, é a única fêmea que permanece fértil o ano todo.

Diferenças entre Macho e Fêmea Humanos

Há ainda diferenças entre os sexos humanos (distribuição dos pelos e da gordura corporal, os homens são ligeiramente maiores que as mulheres,...), porém acredita-se que esta redução nas diferenças tenha sido resultado das estreita ligação que se devolve no casal com o objetivo de cuidarem de sua prole, que demanda muito mais tempo para se tornar independente se comparada com os demais primatas.

Existem outras importantes mudanças que diferenciam os humanos dos demais primatas, ênfase no sentido da visão em relação ao olfato, perda de pelos do corpo e desenvolvimento das glândulas sudoríparas, alterações cranianas que facilitaram o desenvolvimento da fala, etc.


HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Há 10 mil anos, a maioria dos seres humanos vivia em pequenos grupos, subsistindo da coleta e da caça, o que os obrigava a mudar de tempos em tempos, eram nômades.

Tivemos então a Revolução Neolítica, quando o homem descobre a Metalurgia, a Agricultura e a Pecuária, e se fixa em assentamentos permanente, tendo a sua disposição uma grande quantidade de alimento e ferramentas, por vezes excedente, surge o Comércio, o que favorece a cooperação entre os humanos e possibilita o surgimento de sociedades mais complexas.

Há 6 mil começam a se desenvolver as grandes civilizações nos vales férteis da Mesopotâmia, do Nilo e do Indo, nascem os exércitos para defenderem as sociedades, a escrita para registrar os acontecimentos, além de outras estruturas necessárias para administrar os Estados. Os Estados passam a se ajudarem ou a guerrearem entre si em busca de recursos.

Há 2 mil e 3 mil anos, surgem Estados no Oriente Médio, na Índia, na China, na Itália e na Grécia, que se desenvolvem e se expandem em busca de novas terras e conquistando outros Estados. Na Grécia surgem as fundações da cultura ocidental, temos o florescimento da Filosofia, da Democracia, da Ciência, da Matemática, da Literatura, da História e das Artes. Nascem as religiões mais influentes até hoje, como o judaísmo, o cristianismo e o hinduísmo.

Com a Idade Média grande parte do mundo ocidental é mergulhado em trevas, porém no Oriente os avanços continuam, na China, temos uma sociedade avançada e urbanizada, desenvolvendo diversas inovações tecnológicas, e os Impérios Muçulmanos do Oriente Médio promovem grandes avanços científicos.

Com o fim da Idade Média, a humanidade vê o nascimento de ideias e tecnologias revolucionárias na Europa, os avanços de pensamento da Antiguidade Clássica são revisitados, temos a Impressa e o Renascimento no século XIV. Nos 500 anos que se seguem temos a exploração e a colonização das Américas, da Ásia e da África pelos Estados Europeus, mais tarde assistiríamos as lutas de independências destas terras.

A Revolução Científica do século XVII e a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX trazem importantes avanços no setor de transporte (automóveis e ferrovias), de energia (carvão e eletricidade) e da política (a democracia representativa e o comunismo).

No fim do século XX temos o homem mergulhado em uma era de informação, vivendo em um mundo interconectado e globalizado, dominado pela internet. Embora tais avanços tenham nos permitidos ver o forte crescimento das Ciências, das Artes e da Tecnologia, ainda somos confrontados com importantes desafios culturais, políticos, sociais e econômicos. A civilização humana parece caminhar em rumo a seu próprio fim, armas de destruição em massa, poluição, degradação ambiental, aquecimento global, são barreiras que deveremos suplantar no futuro para continuar existindo enquanto espécie.


FONTES:

• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Humano> acesso em 11.mar.2021;

• <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hominidae> acesso em 11.mar.2021;

394 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page