top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

DICAS PARA UM NOVO IDIOMA

Atualizado: 11 de set. de 2020



DATA: 28/05/2020 - Seguem algumas dicas de como aprender um novo idioma:


ESTABELEÇA CONTATO COM O IDIOMA

Tente estar em contato o maior tempo possível com o idioma e com sua cultura, da forma que lhe for mais natural e agradável, você pode fazer isso assistindo vídeos (filmes, séries, youtube,...), ouvindo músicas, lendo livros e textos, etc. Um bom exercício com vídeos é: escolha um filme/seriado que você veja e goste muito, assista com a legenda em português, depois com legenda no idioma original e depois sem legenda. Para músicas, escolha uma música que você ouça sempre no outro idioma, escute acompanhado da letra no original, depois acompanhado da tradução e por fim tente cantar a música sem a letra. Na leitura de livros e textos, procure por aqueles estejam disponíveis em português e no outro idioma, depois parte para somente no outro idioma, mas comece com algo mais simples (livros infantis por exemplo) e depois parte para texto mais elaborados. Novamente é importante que você escolha algo que você goste ou assunto que você domine.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Um dos maiores benefícios que as novas tecnologias são capazes de nos fornecer é a possibilidade de ter acesso infindável ao Conhecimento. Existem diversos meios de se aprender um idioma usando as tecnologias: aplicativos para celular que ensinam idiomas, vídeos de youtubers que falam português e outro idioma e estão dispostos a ensiná-lo, jogos eletrônicos (não só os educativos, os grandes jogos de entretenimento atualmente estão disponíveis em diversos idiomas, dublados e com legendas), procure pessoas nas redes sociais (faça contato via Facebook, Twitter, Instagram, Messenger, etc., de forma segura e responsável, com pessoas que falem outro idioma. Também neste ambientes siga perfis e páginas em outros idiomas. Se conecte com pessoas que também estão interessadas em aprender outros idioma). Outro recurso interessante é alterar o idioma dos aplicativos e programas que você usa, por que não usar o Facebook no idioma em que você está interessado em aprender? Ou o sistema operacional do seu celular?

NÃO TRADUZA

A tradução é um habito que devemos abandonar, precisamos entender que não é necessário saber os significado de todas as palavras para entendermos a mensagem, traduzir só nos leva a perder tempo. Além de ao fazermos isto podemos acabar cometendo erros, principalmente com os falsos cognatos (por exemplo, em inglês, library não e livraria é biblioteca, em espanhol, rubio não é ruivo é loiro), expressões ou verbos e vocábulos que tem diversos significados dependendo do contexto em que estão inseridos. Outro fator importante é que no processo natural de aprendizagem de uma língua, primeiro associamos significado a imagens e sons, para depois associarmos significado a palavra escrita, por isso a tradução não ajuda muito no processo de aprendizagem. Um método bom é por exemplo usar o Google Imagens, você não sabe o que é ostrich, buscando lá você encontra várias fotos de avestruzes. A associação aqui é entre a palavra ostrich e o animal avestruz (imagem), e não entre a palavra ostrich e a palavra avestruz, a relação é mais natural entre significado e imagem, e assim você ganhará vocabulário mais facilmente.

NÃO TENHA MEDO DE ERRAR

O erro é parte do processo de aprendizagem, não se obrigada a acertar tudo no início, estes receios e bloqueios só impedem que você aprenda um novo idioma, por isso escreva sem medo de errar, fale sem medo de errar. Não leve este medo nem quando em contato com um nativo do idioma que você está aprendendo, ciente de que você está disposto a aprender um novo idioma e sendo ele a língua materna dele, a maioria se mostrará disposta a colaborar. Você não colaboraria? Nós eventualmente cometemos erros até quando usamos nossa língua materna, o Português, e estamos em contato com ela desde nosso nascimento, a todo o momento, o que dirá um novo idioma, claramente iremos cometer erros. Nunca tenha medo de tirar suas dúvidas e demonstrar que não sabe algo.


Links de referência:




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page