top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


DATA: 07/04/2021 - O 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde (data em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) fora fundada no ano de 1948), a OMS propõem uma reflexão para o ano de 2021.

Nosso mundo é desigual também quanto trata de Saúde, a pandemia de COVID-19 destacou isto muito bem, algumas pessoas vivem com mais saúde e tem mais acesso a serviços de saúde do que outras pessoas, exclusivamente por conta das condições em que nasceram, cresceram, viveram, trabalharam e envelheceram.

Em todo o mundo, alguns sobrevivem com uma renda diária baixa, em condições ambientais (falta de água potável, poluição do ar, etc.), de habitação e educação precárias, com menos oportunidades de emprego, enfrentando a desigualdade de gênero, com pouco ou nenhum acesso a segurança, alimentação e serviços de saúde. Tudo isso gera sofrimento, doença e morte, que poderiam ser evitados. Consequentemente isto prejudica nossas sociedades e economias.

Isso tudo já é o suficientemente injusto, mas além disto, poderia ser evitado. É por isso que a OMS atua para que os líderes mundiais garantam, a sua população, condições de vida e de trabalho que favoreçam uma boa saúde. Ao mesmo tempo que permaneçam atentos as questões de desigualdade no âmbito da Saúde e façam com que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, quando e onde for preciso.

A COVID-19 atingiu duramente todos os países pelo mundo, mas seu impacto foi mais cruel naqueles em que as deficiências já estavam instaladas, e que acabaram sendo expostas pela doença, onde as populações tiveram menores chances de acesso a tratamentos de qualidade e acabaram por sofrer mais fortemente com todas as consequências adversas da doença, resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.

A OMS batalha para garantir que todos, em todos os lugares do mundo, possam ter o direito à uma Boa Saúde.


FONTE:

• Disponível em <https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021> acesso em 07.abril.2021;

• Vídeo no Youtube de Campanha da OMS <https://youtu.be/XxWOGXLmlKg> acesso em 07.abril.2021;

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page