top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

CPS: DICAS DE RETOMADA AS AULAS

Atualizado: 11 de fev. de 2021


DATA: 09/02/2021 - As aulas começaram no dia 08/02 (segunda-feira) em diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), assim que possível, ocorrerão atividades de recepção e acolhimento presencial, em especial para os alunos ingressantes, a fim de que possam conhecer a nossa Escola, de forma agenda, fracionada (conforme a fase do Plano SP), e seguindo o Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

Entre os dias 03 e 05/02 ocorreram reuniões remotas para a planejamento das atividades de retomada, que serão programadas para as primeiras semanas de aulas, sempre procurando preservar pela Saúde e Segurança de todos os envolvidos.

Depois de um 2020 cheio de desafios e aprendizados, tanto para professores quanto para os alunos, que avançaram pelo ensino remoto; agora estão mais preparados para esta passagem para um modelo de ensino híbrido, onde terão parte das atividades presenciais (com grupos de alunos reduzidos) e outra parte das atividades de forma remota (online).

Seguem abaixo algumas dicas do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), do CPS, para a volta às aulas no ano de 2021:


• Organize seu Espaço – Como 2021 começa no sistema virtual, escolha um espaço em casa para estudar. Encontre um cantinho com o qual se identifique para fazer as atividades, estudar, ler e acompanhar as aulas. Isso ajudará na organização pessoal e sinalizará para a família que “você está na escola”.


• Câmera Aberta – Faça diferente este ano e abra a câmera do computador quando estiver na aula. O contato visual aumenta o foco e é importante para o professor. “A expressão facial do aluno orienta o educador que, ao perceber um olhar diferente, tem a chance de reconstruir o que estava falando e resgatar a comunicação”, explica Sandro Valérius, coordenador de projetos para EaD do CPS. E aqueles que não se sentem à vontade em compartilhar um pouco da privacidade, a plataforma Teams conta com várias opções de fundos de tela. Que tal uma paisagem bonita para animar o dia?


• De Olho no Relógio – Outro cuidado essencial nessa retomada às aulas é com a gestão do tempo. Seja pontual para as aulas online, assim como sempre precisou ser nas presenciais. Organize o tempo também a seu favor. Estipule uma agenda pessoal que funcione para atender aos prazos e que permita um tempo livre para outros tipos de atividades. Administrar uma rotina de estudo é uma prática que vai ajudar inclusive na vida profissional.


• Método de Estudo – Além do espaço e tempo, a organização para os estudos é um tema importante da volta às aulas. A recomendação é identificar qual método pode funcionar melhor para cada um. Fichário, caderno, bloco de notas, mapa mental, fazer a atividade no mesmo dia da aula, fazer em dias alternados? A sugestão é estabelecer um método para seguir, mas como implementá-lo é um desafio pessoal.


• Metas Cumpridas? Descanso Merecido – E cultivar o equilíbrio é mais uma dica para começar bem o ano e manter o ritmo e entusiasmo até dezembro. O descanso e o lazer ajudam a calibrar a rotina puxada de estudos e podem ser um bônus para quem executou suas tarefas. “O equilíbrio deve ser uma meta. Jogar videogame ou conversar com amigos pode ser considerada a recompensa pela missão cumprida”.


É muito importante que alunos, professores e servidores, fiquem atentos aos comunicados dados via redes sociais (Facebook, Instagram), no site (Etec e CPS), na plataforma NSA, e nos seus e-mails, por estes canais, todos serão informados sobre a programação de retorno.


Neste início, é vital que todos tenham conhecimento e sigam rigorosamente o que diz o Protocolo Sanitário Institucional do CPS e o que é orientado pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo.


Para proteção dos alunos, dos servidores (docentes e administrativos) e prestadores de serviços, é preciso respeitar o distanciamento social, o uso de máscaras, a aferição de temperatura, o uso de garrafa de água, e a higienização das mãos (se possível, com água e sabão, ou álcool gel).


“Cada um deve fazer sua parte para preservar o coletivo. Só assim conseguiremos reduzir os riscos de circulação do vírus na escola e também nas famílias.” (Sra. Sabrina Ferreira, Diretora do Grupo de Supervisão Educacional da Unidade do Ensino Médio e Técnico - Cetec)


FONTE:


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page