top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

ORIGEM DO 08 DE MARÇO

Atualizado: 8 de mar. de 2021


DATA: 02/03/2020 - O Dia Internacional da Mulher é fruto da luta das mulheres através de manifestações, greves, comitês, etc., que se iniciaram no século XX, e que fixaram o dia 8 de março como uma data de reflexão e luta.

Esta data está ligada a um série de eventos, o mais lembrados deles é o incêndio nas instalações de uma indústria têxtil em Nova York, no dia 8 de março de 1857, o qual vitimou 129 operárias. O evento teria sido causado pelo próprios donos da fábrica como forma de repressão as exigência das funcionárias, que teriam sido trancadas no local, mas há um consenso de que este evento não ocorreu.

O que teria ocorrido de fato foi um outro incêndio, porém no dia 25 de março de 1911, também em Nova York, na Triangle Shirtwaist Company, vitimando 125 mulheres e 21 homens, em sua maioria judeus, este fato sim estaria ligado ao Dia das Mulheres, uma vez que o ocorrido teria sido caudado pelas péssimas condições das instalações elétricas, material que compunha o solo e das divisórias da fábrica, além da grande quantidade de tecido armazenado. De fato, na hora do incêndio, os funcionários estavam trancados na fábrica, fato comum na época, para que se evitassem as manifestações dos operários, como as greves.

A que se destacar que o ocorrido em Nova York expôs as péssimas condições de trabalho no âmbito da Revolução Industrial, mas não deve ser desassociado da luta feminina iniciada desde a metade do século XIX, tanto no EUA como na Inglaterra.

Ocorreu em 1910 na cidade de Copenhague, Dinamarca, o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, apoiado pela Internacional Comunista, no qual Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, sugeriu a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem especificar uma data, como resposta a ascensão do feminismo e dos pensamentos de esquerda, como comunismo e anarquismo. Clara Zetkin estava ligada a luta pelo direito do trabalho das mulheres, e acreditava que a luta do movimento operário pudesse dar maior visibilidade à causa feminina.

O evento nos EUA em 1911, acabou se tornando simbólico para as mulheres, pois além de propor melhores condições de trabalho, acabava por reivindicar direitos trabalhista e eleitorais as mulheres.

O movimento feminista na época acabava por se associar as manifestações de ordem revolucionária, como acabou ocorrendo na Rússia, em 08 de março de 1917, trabalhadoras russas de tecelagens entraram em greve com apoio dos trabalhadores do setor metalúrgico. O ano de 1917 ficou marcado na Rússia por uma transição revolucionária, que depôs a monarquia e deu início a Revolução Bolchevique, promovida pelo Partido Operário Social Democrata Russo.

Após a 2ª Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o principal símbolo de homenagem às mulheres, devido ao movimento das mulheres russas e ao incêndio de 1911 em Nova York. Nos anos de 1960, a data já era comemorada, mas só foi em 1975 que a ONU oficializou a data como o Dia Internacional da Mulher.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page