top of page
  • Foto do escritorEtec de Ibitinga

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


DATA: 13/11/2019 - Conheça alguns programas que promovem o maior acesso dos jovens à educação superior oferecidos pelos governo federal, através do Ministério da Educação (MEC):

ENEM - Site: https://enem.inep.gov.br/. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é destinado a quem está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio. O exame é constituído de prova de múltipla escolha e redação, e avalia os conhecimentos adquiridos no ensino médio. Com as notas alcançadas pelos alunos no Enem eles podem se inscrever em programas de acesso à educação superior oferecido pelo MEC, por meio de bolsas de estudos e/ou financiamento (como nos exemplos a seguir), além de servir como instrumento de autoavaliação para o estudante.

PROUNI - Site: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) oferece bolsas totais e parciais em cursos de instituições de ensino superior privadas. Voltado para estudantes que completaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsistas integrais, com renda familiar por pessoa de no máximo 3 salários mínimos. A seleção ocorre por um sistema informatizado tendo como base as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

FIES - Site: http://fies.mec.gov.br/. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que oferece financiamento a estudantes em cursos superiores privados, as instituições privadas de educação superior que oferecem os cursos precisam ser participantes do programa e terem obtidos avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Atualmente o FIES é dividido em diferentes faixas de juros, que vão de juros zero a uma escala que varia conforme a renda familiar do candidato.

SISU - Site: http://sisu.mec.gov.br/. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas em seus cursos a alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os estudantes são selecionados de acordo com a nota do Enem, levando se em conta também o número de vagas em cada curso, além da modalidade do curso e de sua concorrência.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page